O domingo (15) foi atípico, como há muito não acontecia. Exatamente diante deste cenário, as nuvens de chuvas e de temporais começam a avançar sobre parte do estado de Rondônia.
Tem nuvens com grau para temporais voando do Acre. Elas ficarão maiores no decorrer das horas e, possivelmente, as chuvas irão atingir os distritos localizados na Ponta do Abunã, inclusive alguns deles, como Extrema e Califórnia, já recebem essas chuvas torrenciais.
Portanto, a população destas localidades deve permanecer em alerta. Cuidado no percurso da BR-364 com o acúmulo de água, que pode ocasionar aquaplanagem. Também tem muita nuvem de vapor d’água sendo soprada para cá do Amazonas, mais precisamente do Sul do estado, onde tem chovido muito nos últimos dias.
Do Norte ao Noroeste, as chuvas devem cair de maneira abundante até a segunda-feira. Para a região de Guajará-Mirim, o tempo começa a se formar pelo acumulado de nuvens, entrando no Brasil pela Bolívia.
No município de Porto Velho, que inclui a capital, o tempo fechado permanece durante toda a madrugada, com possibilidade de um amanhecer chuvoso. Para esta parte de Rondônia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, desde as primeiras horas, dois alertas que compreendem chuvas com grau potencial de perigo e perigo.
Neste caso, a chuva deve oscilar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com informações do Inmet.